Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Protocolo de Qualificação: Qual a importância e o que precisamos saber para elaborar?

Se você está realizando a qualificação dos seus equipamentos ou áreas de armazenamento e nunca elaborou um protocolo, então você está fazendo alguma coisa errada! Tudo começa pelo planejamento e pela documentação, portanto se você executou algum ensaio térmico ou serviço técnico para qualificação dos seus equipamentos, áreas de armazenamento ou mapeamento das suas rotas e áreas, e não elaborou ou não tem um protocolo, provavelmente o seu ensaio não é o mais adequado para o seu processo. Neste momento você precisará pensar e repensar isso, pois com a chegada da RDC 430/2020 - Boas práticas de Distribuição, Transporte e Armazenamento seu protocolo precisará ser muito bem claro e definido. A qualificação Conforme a RDC 430/2020 “A qualificação é conjunto de ações realizadas para atestar e documentar que quaisquer instalações, sistemas e equipamentos estão propriamente instalados e/ou funcionam corretamente e levam aos resultados esperados.” Acima de tudo, a ANVISA, que dispõe sobre as Diretrizes Gerais de Boas Práticas de Fabricação e das Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamentos, estabelece a necessidade da qualificação de todos os equipamentos utilizados no processo. Sendo assim, são exemplos de equipamentos a serem qualificados: refrigeradores, estufas, câmaras frias, câmaras climáticas, freezers, ultra-freezers, autoclaves. Por outro lado:…

Read More

Como definir a periodicidade da sua qualificação?

A qualificação de equipamentos é uma etapa fundamental para a validação de processos na área da saúde. Diferentes tipos de equipamentos, instalações, utilidades e sistemas precisam ser qualificados para evidenciar a adequação ao uso pretendido, operando de forma confiável e levando a resultados esperados. A validação e a qualificação de equipamentos devem ser realizadas periodicamente. A RDC da ANVISA, que dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos, estabelece a necessidade de definir intervalos, mas não define qual é esse intervalo. E como definir o intervalo de qualificação de um equipamento? Existe alguma norma, documento ou resolução que estabelece qual deve ser o intervalo adequado? A última revisão da norma ABNT 16328 sobre Procedimento de ensaios para medição de temperatura, pressão e umidade em equipamentos, apresentou um item especifico sobre periodicidade. A VALIDAÇÃO E A QUALIFICAÇÃO Antes de definirmos um intervalo de qualificação de um equipamento, é fundamental compreender a diferença entre qualificação e validação. Ambos são essencialmente componentes do mesmo conceito e visam evidenciar que um processo está apto e é capaz de entregar a qualidade desejada. Entretanto , o termo qualificação é utilizado para equipamentos, instalações, utilidades e sistemas. São exemplos autoclaves, câmaras frias, sistemas de…

Read More

Validação e qualificação térmica na indústria farmacêutica

A validação de processos é uma atividade fundamental para a garantia da qualidade de produtos e a confiabilidade de processos. Na área da saúde, em especial, na Rede de Frio os processos de armazenamento, transporte e distribuição são realizados a uma temperatura controlada. A validação e qualificação “térmica” são atividades focadas nos processos onde o controle de temperatura é fundamental para manter a qualidade dos produtos.

Read More

Capacitação

Por que calibrar um instrumento de medição?

A calibração de um instrumento de medição é umas das etapas que garantem a comprovação metrológica e propicia às organizações uma melhor gestão do seu sistema de medição. A calibração de um instrumento de medição é executada por laboratórios de calibração, que podem ser acreditados ou possuírem seus padrões de trabalho calibrados em laboratórios acreditados. A calibração é apontada em diversas normas , resoluções e portarias , e proporciona inúmeras vantagens para as organizações quando se busca melhorar a gestão da medição em um processo. Segundo o Vocabulário Internacional de Metrologia – VIM 2012, a calibração é definida como: “Operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação.”   Em outras palavras, podemos dizer que a calibração é uma comparação com um padrão que geralmente tem o objetivo de avaliar o desempenho do instrumento de medição e registrar as informações em um certificado. Os resultados obtidos em um certificado de calibração são comparados com…

Read More

A origem e a importância da Metrologia na sociedade!

Diariamente estamos ligando com números e medições realizadas à nossa volta, seja para em nossas rotinas de trabalho, ou apenas em uma simples receita de comida . Pensando nisso gostaria de lhe perguntar se você já parou para pensar porque um litro não equivale a um grama, ou como definiram que 1 centímetro é de fato 1 centímetro. Perguntas como essas podem parecer estranhas, porque estamos acostumados com as medidas padronizadas em nosso cotidiano. Mas quando buscamos avançar nosso conhecimento , algumas medições começam a ficar complicadas. Essas e outras perguntas abrem uma porta para o incrível mundo da metrologia. Para muitas pessoas a metrologia ainda é uma área desconhecida, sendo assim resolvi escrever este artigo para explicar de maneira simples o que está por trás da ciência da medição. Vou  iniciar com a seguinte citação de Lord Kelvin: “Quando consegues quantificar aquilo de que falas, e expressá-lo numericamente, então sabes algo sobre o assunto; mas quando não o consegues quantificar, quando não o consegues expressar numericamente, o teu conhecimento sobre isso é vago e insatisfatório”. No final do século 19 , Kelvin já trazia a importância da medição e como ela abre caminho para novas descobertas e formação de conhecimento. O…

Read More

Qualificação de equipamentos: Tudo o que você precisa saber!

Qualificação de equipamentos: Tudo o que você precisa saber! A Qualificação ou Qualificação térmica como é popularmente conhecida, é um ensaio que tem por objetivo documentar e comprovar a adequação do equipamento ao seu uso pretendido, ou seja, garantindo assim a sua operação e desempenho.Por exemplo, para validar um processo de esterilização de uma autoclave, é necessário realizar uma qualificação, até que o equipamento atinja e mantenha a temperatura de esterilização e a pressão adequada no ciclo para que o produto seja devidamente esterilizado.A resolução RDC 430/20, publicada pela ANVISA, dispõe sobre as Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamentos. O documento define qualificação como “o conjunto de ações realizadas para atestar e documentar que quaisquer instalações, sistemas e instrumentos estão propriamente instalados e/ou funcionam corretamente e levam aos resultados esperados.” Qual a importância da Qualificação de equipamentos? Qualquer problema durante o processo de fabricação, armazenamento ou transporte de um produto para saúde ou medicamento pode comprometer as características físicas, químicas e biológicas do mesmo. Então, é importante se ater às peculiaridades de cada segmento. Para se ter uma ideia, da importância da qualificação de equipamentos e validação de processos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente metade das vacinas produzidas no…

Read More

Qualificação de áreas de armazenamento: Requisitos e etapas!

Qualificação de áreas de armazenamento: Requisitos e etapas!   Por que realizar a Qualificação de áreas de armazenamento? A distribuição de medicamentos a temperatura controlada é uma das atividades com grande importância na gestão da cadeia fria. Um grande número de empresas, e consequentemente de pessoas e processos, são responsáveis por realizar atividades como a manipulação, armazenamento e transporte de medicamentos ou em alguns casos ser responsável especificamente em umas das etapas da cadeia de distribuição. Porém para que o medicamento seja entregue ao seu destino final com qualidade, é necessário que alguns requisitos de processos sejam atendidos, como a etapa da qualificação e validação. Neste artigo, iremos apresentar como a qualificação de áreas de armazenamento de medicamentos deve ser realizada em acordo com guias e recomendações da OMS. São exemplos para qualificação de áreas de armazenamento: armazéns, galpões, salas refrigeradas, containers, centros de distribuição e qualquer outra forma de instalação projetada para armazenar medicamentos. O que é Qualificação? Recentemente falamos no nosso blog, sobre: Qualificação de equipamentos: Tudo o que você precisa saber! E em um contexto apresentado pela OMS, a qualificação é o processo de inspeção e teste realizado para estabelecer que uma parte de um equipamento ou uma instalação física está apto para…

Read More

As etapas do ensaio térmico: Qualificação de instalação

A Qualificação de instalação é uma das 3 etapas para o ensaio térmico de Qualificação, conforme falamos recentemente em nosso Blog: O que é ensaio térmico para Qualificação de equipamentos?. Porém quando falamos sobre ensaio térmico de qualificação, ainda é comum que algumas pessoas confundam alguns termos utilizados, por exemplo: “A qualificação de desempenho que é a mais correta” ou “Se já fiz a qualificação de instalação e operação, a de desempenho já está garantida.” A primeira afirmação está equivocada, já a segunda depende do caso. O processo de ensaio térmico de qualificação é uma atividade sistêmica e sua complexidade depende do tipo de equipamento, área de armazenamento, produtos e processos. Não podemos afirmar nada antes de realizar a qualificação por completo, ou seja, todas as suas etapas, para obter os resultados que serão apresentados em um relatório de qualificação. Sendo assim, o ensaio térmico de qualificação é realizado em 3 etapas: a qualificação de instalação, a qualificação de operação e a qualificação de desempenho, então hoje vamos falar um pouco melhor da primeira etapa dos ensaios térmicos de qualificação. A importância da Qualificação de Instalação (QI)   A qualificação de instalação visa evidenciar a adequada instalação do seu equipamento ou área de armazenamento.…

Read More

As etapas da qualificação de veículos refrigerados

Falamos recentemente em nosso Blog sobre os objetivos da Qualificação de veículos: Quais os objetivos da qualificação de veículos?. A qualificação de veículos refrigerados é uma das etapas fundamentais para garantir a qualidade na entrega de medicamentos e produtos para a saúde. Portanto as etapas de instalação, operação e desempenho devem ser executadas e ter seus resultados aprovados. Como resultado a documentação de qualificação evidencia que o veículo está apto ao seu uso pretendido. As empresas que realizam o transporte de medicamentos e produtos para a saúde devem ter conhecimento sobre a importância da estabilização da temperatura desses produtos. Então além do conhecimento logístico, os responsáveis devem ter em mente os conceitos básicos de termodinâmica e boas práticas na área farmacêutica Conhecer como a temperatura pode impactar na qualidade do produto transportado é fundamental para evitar excursões indesejadas e planejar a melhor forma de distribuição até o cliente final, consequentemente considerando as forças e fraquezas que podem ocorrer durante as operações. Para a execução de qualificação de veículos refrigerados, é necessário um protocolo de qualificação: Protocolo de Qualificação: Qual a importância e que precisamos saber para elaborar? Etapas da qualificação de veículos refrigerados A qualificação é utilizada para demonstrar que os padrões de desempenho…

Read More

Quais os objetivos da qualificação de veículos?

Uma das etapas na cadeia de rede frio é o transporte dos medicamentos sob temperatura controlada. A Qualificação de veículos é essencial para os veículos que realizam estes transportes, então os mesmos devem ser projetados para tal uso e serem qualificados para garantir que o produto chegue ao seu destino final com qualidade e segurança. Qual a importância da qualificação de veículos? A distribuição de medicamentos é uma das etapas da cadeia a frio e tem como objetivo entregar os medicamentos a um destino específico, com segurança, qualidade e agilidade. Essa fase também é considerada crítica, pois a dificuldade em manter os produtos nas condições específicas fica mais difícil quando a temperatura ambiente é a grande variável que pode interferir na qualidade do produto. A distribuição de medicamentos é realizada aqui no Brasil em grande escala no modal rodoviário, através de veículos próprios das empresas ou empresas terceirizadas, as chamadas transportadoras.  A grande maioria desses veículos transportam medicamentos do tipo TTSSP. Segundo a OMS, a sigla TTSPP (Time and temperature-sensitive pharmaceutical product ), ou traduzindo para, produtos farmacêuticos sensíveis ao tempo e temperatura, são medicamentos que se não armazenados ou transportados dentro de condições ambientais específicas e/ou dentro de período de tempo específico,…

Read More

Como otimizar os custos no mapeamento térmico de rotas?

Como saber quantas rotas deve-se mapear para os estudos de mapeamento térmico da nova RDC 430/2020 e como eu posso otimizar os custos da minha empresa para esses estudos? Uma das exigências da nova RDC 430/2020 é o mapeamento térmico de rotas. Esse estudo é base fundamental para entendermos o comportamento térmico do seu transporte. Mas muitas empresas estão recebendo orçamentos bastante elevados e acabam enfrentando uma barreira na aprovação desse processo. Mas existem alguns indicadores que podem otimizar os seus custos na hora da solicitação do orçamento e execução dos testes. Conheça alguns deles. 5 Indicadores que podem te ajudar a reduzir os custos do mapeamento de rotas Relação 80/20 A relação 80/20 nada mais é do que 20% das suas rotas que representam 80% da sua expedição. Essa proporção não é exata, mas pode te ajudar muito a encontrar quais rotas você pretende mapear e otimizar seus custos. Uma dica é que caso sejam encontradas inúmeras rotas nessa proporção você pense em uma porcentagem menor de cobertura, algo em torno de 60 a 70%. Não há na literatura uma definição específica quanto a esse assunto, inclusive a WHO junto com a ISTA SUGEREM algo em torno de 90%, o…

Read More